Praticas Integrativas e Complementares

Práticas Integrativas e Complementares (PIC) em saúde é uma denominação do Ministério da Saúde brasileiro para a Medicina Tradicional Alternativa e Complementar (MAC). As PIC podem ser definidas como um grupo de sistemas médicos e de cuidados à saúde, aliados a práticas e produtos que não são considerados, ainda hoje, parte da Biomedicina.
       Esse campo de saberes e cuidados desenham um quadro extremamente múltiplo e sincrético, articulando um número crescente de métodos diagnóstico-terapêuticos,  filosofias orientais, práticas religiosas em estratégias sensíveis de vivência corporal e autoconhecimento.
          As Práticas integrativas em saúde são descritas desde a antiguidade e seus compêndios estão entre os documentos escritos mais antigos conhecidos pela História. Várias terapias são heranças do patrimônio cultural da humanidade.O conhecimento das plantas medicinais, por exemplo, acompanha o ser humano
desde um tempo imemorial, provavelmente tão antigo quanto o conhecimento sobre as plantas alimentícias, que é a base de toda a nossa subsistência.
         A Yoga, o Tai Chi Chu An, a Acupuntura,a Fitoterapia e a Automassagem, estão entre as mais conhecidas pela nossa .Mas o campo das práticas integrativas, hoje está bastante amplo. Em Recife, dispomos de 2 Unidades de Cuidados Integrais que oferecem as práticas: a UCIS Prof. Guilherme Abath,no bairro do Torreão e o CIS, no Engenho do Meio.   



   

Nenhum comentário: